quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Película nos Vidros - Qual o limite permitido?

Quem é proprietário de veículo automotivo, sabe o quão útil é a instalação de películas de proteção nos vidros, tanto para inibir a claridade do sol, quanto para a segurança, diminuindo a visibilidade de quem está do lado de fora, para com os ocupantes dentro do veículo. 
Por ser um acessório que confere também uma característica estética, é possível encontrar diversas cores, acabamentos e níveis de transparência da película, porém o uso desse acessório não é livre, estando o proprietário do veículo obrigado a seguir normas e ficando sujeito à fiscalização e multa.

Existem duas resoluções que regulamentam o uso da película: Resolução 254/07 e 386/11, essa última é a que exige que na película esteja descrito de forma legível, a graduação da transparência, bem como deve constar o selo do INMETRO.
Veja imagem abaixo:











A lei estabelece limites para cada vidro, pois é preciso garantir que o motorista possua visibilidade total e segurança para conduzir o veículo mesmo sob condições adversas (dias de chuva, noite) visualize pedestres, motociclistas ou quaisquer obstáculos.

Por outro lado, em grandes metrópoles enfrentamos uma realidade um tanto quanto cruel, onde muitas vezes precisamos nos proteger em nossos veículos, sendo o mais discretos possível quanto aos integrantes e objetos que estejam nele.
Imagina a cena: Você mulher, sozinha, parada no trânsito (vamos pegar como exemplo a Av. 23 de Maio em plena Segunda-Feira, às 17h00, sentido bairro). Vem um assaltante entre os carros, quebra o vidro do seu veículo, rouba a sua bolsa que estava no banco e foge entre os carros. Isso não dura mais do que 1 minuto, mas você correu o risco, ficou com o prejuízo da bolsa, do vidro quebrado...  E aí?
Agora supomos a mesma situação, só que seu carro estando com os vidros totalmente filmados, sem transparência que permita que o assaltante veja se você é mulher ou homem, se está sozinha ou acompanhada.. Com certeza a chance de ser abordado seria mínima.

Por esse sensação de segurança, muitos motoristas aplicam películas totalmente escuras, mesmo sabendo que corre o risco de ser multado, mas sendo sincera (e essa é uma opinião pessoal e enquanto mulher que dirige normalmente, sozinha), diante dessa violência toda, vale mais a multa do que o risco da abordagem não é?

Quem comete a infração, fica sujeito à multa de R$127,69, 5 pontos ca CNH, bem como apreensão do veículo até a remoção completa da película.

E você, possui película instalada nos vidros do carro?
Participe respondendo a nossa enquete.
Beijos, Carla Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário